IBBCA Online - FAQ

Dúvidas mais frequentes

O cadastro é necessário para que os valores e operadoras de saúde sejam adequados à entidade de classe elegível e à sua faixa etária.

Não. Ao escolher o plano de saúde você recebe em seu e-mail um resumo da contratação. Você terá até o prazo final de fechamento da vigência do plano escolhido para finalizar o pedido. Caso todos os dados e documentações não estejam devidamente validados dentro do prazo, o pedido será cancelado e será necessário um novo processo para realizar a contratação, podendo haver alterações das condições contratuais e preços.

Para cada entidade de classe podem apenas ser ofertados os planos com os quais houver contrato firmado com a instituição em questão, dependendo também da sua elegibilidade junto à respectiva entidade de classe. Em outras ocasiões, o plano de saúde pode estar em período de negociação comercial e, por isso, não estar disponível temporariamente.

Os planos de saúde sem coparticipação são planos em que você paga a mensalidade do plano de saúde e pode utilizá-lo livremente sem custos adicionais por consultas, exames e outros procedimentos. Já nos planos com coparticipação, há uma cobrança parcial relacionada aos custos da realização de exames, consultas, tratamentos, internações e outros procedimentos (você pode consultar a tabela com estes valores no momento da contratação). Ou seja, por existirem essas cobranças quando há a utilização do plano, a mensalidade do modelo com coparticipação é mais barata em relação ao sem coparticipação. O plano com coparticipação é ideal para quem não utiliza o plano de saúde com muita frequência, já o plano sem coparticipação é mais indicado para quem está passando ou irá passar por acompanhamento médico ou tratamento.

Os principais hospitais da rede credenciada de cada plano são informados no momento da contratação. A rede completa você pode conferir no site oficial de cada operadora ou no link “veja mais” no momento da escolha do plano.Eventuais alteraçõesda rede credenciada são de responsabilidade da Operadora de Saúde, podendo ocorrer a qualquer tempo e sem aviso prévio.

Ser for necessária realização da perícia médica presencial, a operadora de saúde contratada entrará em contato para realizar o agendamento. Por isso, é importante o preenchimento correto com os números de telefone e e-mail para contato.

Sim. Dependendo do plano de saúde escolhido e da sua entidade de classe é possível acrescentar adicionais como planos odontológicos e outros serviços no momento da aquisição do seu plano, com a cobrança pertinente a cada opcional escolhido.

Existe um prazo de carência que é preciso aguardar para a utilização do plano que começa a ser contado a partir da data de vigência informada na conclusão da sua contratação. Caso haja previsão contratual de carências ou CPT, será necessário observar a data final para cada procedimento pretendido.

Carência é o prazo que os clientes devem aguardar até utilizarem os serviços dos planos de saúde que foi contratado. A carência é fundamental para a manutenção dos planos de saúde e sua operação no mercado. Na compra online de planos de saúde fica estabelecido que as carências sejam as mesmas da compra física, segundo Lei 9.656/98:

  • 24 horas: Urgência e emergência;
  • 180 dias: Demais procedimentos;
  • 300 dias: Partos.
  • 30 dias: Consultas e exames básicos;
  • 180 dias: Demais cirurgias;
  • 180 dias: Internações cirúrgicas e clínicas;
  • 180 dias: Internações psiquiátricas;
  • 180 dias: Exames especiais de diagnóstico de terapia;
  • 180 dias: Diálise, hemodiálise, fisioterapia, quimioterapia e radioterapia.

Ao perder o prazo para contratação,sua proposta com o pedido de contratação será cancelada, tanto para o titular como para os possíveis dependentes. Sendo necessário novo pedido, podendo haver alterações das condições contratuais e preços.

A assinatura digital é asenha escolhida por você no momento do cadastro. A assinatura digital é o que substitui a assinatura física na internet. Ou seja, é a forma de comprovação eletrônica para confirmações no ambiente virtual e aquisição do plano.

No momento da aquisição é possível escolher, alterar e comparar os planos de saúde. Para alteração do plano de saúde após a contratação, é necessário entrar em contato com nossa central de atendimento pelo número 0800 666 5004 ou pelo e-mail faleconosco@ibbca.com.br e solicite a mudança de categoria junto à operadora de saúde.

Na área “Minha Conta” você pode acompanhar o seu processo de contratação verificando o passo-a-passo. Lá você verificará em que momento da aquisição você se encontra e poderá seguir com o processo até a finalização e compra.

Seus documentos serão analisados após a finalização do processo de contratação. Ao recebermos a confirmação, a sua documentação enviada será analisada. O prazo é de 48h para a análise seja concluída sinalizando a aprovação ou qualquer pendência. Durante este prazo fique atento ao seu e-mail e números de telefones de contato.

Seus documentos podem ter sido recusados por diversos motivos, como dados ilegíveis, arquivos com erros ou ausência de itens obrigatórios. Você pode enviar os documentos para uma nova análise acessando a área Minha Conta e clicando em “Meus Documentos”. Atente-se ao prazo fornecido pela IBBCA Online para a regularização, caso o documento seja enviado após o prazo concedido,a proposta poderá ser cancelada, sendo necessário realizar novo pedido, podendo haver alterações das condições contratuais e preços.

Há duas formas de cancelar o processo de contratação. A primeira delas se dá de maneira automática, uma vez que, com a chegada da data limite para entrada na vigência contratada, ainda haja pendências no processo.

Após a finalização do processo de contratação, você poderá cancelar o pedido até a data de início da vigência apenas preenchendo o formulário de cancelamento disponível no “Minha Conta”.

Uma vez iniciada a vigência, você terá até sete dias para realizar o cancelamento sem custosse não tiver utilizado o plano nesse período. Caso tenha utilizado nestes primeiros sete dias da vigência, a operadora gerará uma cobrança proporcional e poderá cobrar pelos procedimentos realizados.

A impressão da proposta de adesão não é obrigatória, mas todo e qualquer documento gerado no IBBCA Online possui a opção de impressão. Em qualquer momento, após a finalização da contratação, você poderá acessar a área “Minha Conta”baixando o arquivo em PDF da proposta de adesão para impressão.

Após a confirmação de todos os passos para a aquisição do plano de saúde e da implementação dos beneficiários pela operadora, a carteirinha física será enviada pela Operadora de Saúde contratada através dos correios no prazo máximo de 30 dias após o início da vigência. Você pode entrar em contato com a Central de Atendimento IBBCA por meio dos números 4003-6103 (regiões metropolitanas) ou 0800 666 5004 (demais regiões) para solicitar o número da sua carteirinha antes do envio por correios, pois você poderá utilizar o seu plano de saúde apenas com este número da carteirinha e documento de identidade com foto, respeitando a carência e/ou CPT do seu plano.

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